administração
a) Conceitue e aponte as diferenças entre os enfoque da macroeconomia e da microeconomia.
R: A macroeconomia estuda a econômia como um todo, analizando a determinação eo comportamento de grandes agregados (renda,produtos nacionais nivel geral de preço,emprego e desemprego,estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxas de cambio). A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e demanda na formação do preço no mercado, ou seja empresa e consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercado específico.
b) Explique, resumidamente,os objetivos de política macroeconômica.
R: os objetivos da política macroeconomica são:
Alto nivel de emprego;
Estabilidade de preço: combater à inflação que e o aumento continuo e generalização de preço e as distorções que esta acarreta.
Distribuição de renda socialmente justa;
Crescimento econômico: aumentar a capacidade produtiva da sociedade,aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política econômica.
c) Politicas de estabilização da inflação não são compativeis com a melhoria no grau de distribuição de renda . você concorda? Justifique sua resposta.
R: a afirmação não é correta, pois politica de estabilidade da inflação, ao reduzir as perdas dos trabalhadores( principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe. O ocorrido no periodo imediato ao plano real de junho de 1994,ilustra esse ponto.
d) Comente a questão da compatibilidade( ou não) entre as metas de melhoria no grau de de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico. À luz da experiência brasileira no periodo do” milagre econômico”
R: a idéia da não compatibilidade entre crescimento econômico e distribuição de renda está calcada na idéia de que a elevação da taxa de poupança para o aumento do investimento e, consequentemente,para o crescimento econômico, não