administração
MERCADO FINANCEIRO DE CAPITAIS
FINANCIAMENTOS VENDOR E COMPROR
Universidade Feevale
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Tecnologia em Gestão Financeira
Professor Orientador:
Novo Hamburgo, agosto de 2014.
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento sobre o financiamento Vendor, destacando suas principais características, aplicação, vantagens e desvantagens com base nas informações obtidas pelas instituições financeiras, identificando também o que diferencia o vendor das demais fontes de financiamento. Assim como foi abordado o Financiamento compror, processo esse que facilita o intermédio entre comprador e vendedor e a otimização do fluxo de caixa das empresas. Após isso, foi analisado o impacto decorrente dessa operação em uma empresa do setor calçadista, observando onde se utilizou o aumento do capital de giro e o ganho real financeiro que foi possível na empresa através do Vendor Finance.
Um empresário que almeja ampliar seus negócios necessita de investimentos e consequentemente, de capital para investir, seja este próprio ou de terceiros. Para decidir por uma das opções no momento da necessidade é preciso analisar a viabilidade de ambas, bem como suas vantagens e desvantagens. Na maioria dos casos, a escolha recai sobre o capital de terceiros, visto que este disponibiliza diversas opções, como empréstimos, com condições de parcelamento, e financiamento, proporcionando ao empresário, oportunidades de investir em sua empresa sem perder o fôlego financeiro.
Dentre as opções de aporte de capital de terceiros encontram-se os empréstimos e financiamentos, diferentes entre si, mas geralmente disponibilizados por uma instituição financeira.
Por empréstimo entende-se que: “é um contrato entre o cliente e a instituição financeira pela qual ele recebe uma quantia que deverá ser