administração
É durante esta reunião que a alta direção verifica a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade implementado e é neste momento em que ações de melhoria contínua deverão ser propostas e executadas.
Na reunião, são discutidos os resultados da auditoria realizada para a certificação ou recertificação ISO 9001. Detalhadamente, é revelada a quantidade de não-conformidades e as ações para corrigir esses erros. Da mesma forma, é lido um feedback dos clientes, em que se mensura a satisfação do cliente e análise do negócio, por exemplo.
A alta direção analisa os indicadores de desempenho da qualidade do mesmo, de forma que os objetivos propostos antes do processo sejam verificados. Assim é possível saber em quais pontos as mudanças apresentadas não surtiram efeito ou atingiram resultados diferentes do esperado.
Ao mesmo tempo, é durante este estudo que é verificada a eficácia da implementação ISO 9001. A organização que passou pelo processo terá assim as melhorias, detectadas pela alta direção e muitas vezes não perceptíveis, descritas em um documento.
A reunião termina com um plano de melhorias necessárias para se atingir um grau maior de qualidade, já que a perfeição não existe. Também são mencionados os recursos e investimentos necessários para a realização destes aperfeiçoamentos.
Condução da reunião de Análise Crítica em detalhes
Segundo a norma ISO 9001, “A alta direção deve analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua pertinência, adequação e eficácia…”.
Portanto, é importante saber conduzir a reunião de Análise Crítica, de forma a atingir os objetivos que foram estabelecidos na norma e também para trazer benefícios estratégicos para a sua organização.
Para isso, vamos esclarecer alguns conceitos importantes:
1. O que é uma Análise Critica?
Analisar criticamente é verificar se os requisitos estabelecidos de um