administração
A Teoria Científica surgiu da Abordagem clássica da Administração, foi fundada por Frederick Winslow Taylor,sua ênfase era nas tarefas.O nome Administração Científica ou Teoria Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiênciaindustrial.
Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho do operários, começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando umpaciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los. Verificou que o operário médio e com o equipamentodisponível produzia muito menos do que era potencialmente capaz. Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando,perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade, daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais.
Suas idéias preconizavam a prática da divisão dotrabalho, a característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da AdministraçãoCientífica.
Teoria Classica foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi