administração
ALUNO:
TRABALHO PARA FALTA: ANÁLISE DE PROJETOS ECONÔMICO E FINANCEIRO
1. Introdução
O ambiente competitivo vivenciado pelas empresas brasileiras tem aumentado cada vez mais devido às aberturas de mercado, fusões e aquisições que estão se tornando comuns na economia. Esse ambiente competitivo reflete em preocupação dos proprietários de empresas em manter o seu negócio em crescimento e atendendo expectativas de retorno sobre os seus investimentos. Uma vez mais preocupados com as decisões que estão sendo tomadas, exige que seus administradores tomem atitudes alinhadas com os seus interesses.
Com o passar dos tempos e em meio a exposição a esse ambiente competitivo, cada vez mais se torna imprescindível a formulação de modelos de análise econômico-financeira como auxílio ao processo decisório, pois a preocupação com a saúde financeira das empresas tem impacto direto na sua capacidade de sobrevivência. Nesse sentido, devido a evolução do ambiente de negócios, acredita-se que técnicas de análise das demonstrações contábeis vão tornando-se insuficientes para avaliar adequadamente a saúde financeira das empresas, e por isso, há necessidade de novos modelos que viabilizem uma avaliação que esteja mais adequada aos objetivos da empresa. Por serem consideradas estáticas, as técnicas tradicionais de análise de balanços, foi desenvolvido na década de 70 o modelo dinâmico, proposto pelo francês Michael Fleuriet. Por esse modelo, é possível interpretar a dinâmica financeira da empresa, ligada diretamente aos ciclos operacional e financeiro, indicando o perfil financeiro da empresa. Ao contrário do enfoque estático do modelo tradicional, que é fundamentado em apuração de índices financeiros a partir da demonstração de resultados e do balanço patrimonial.
No atual contexto do mercado financeiro econômico Brasileiro, que se encontra diante de diversas informações, sendo estas obtidas através de documentações