Administração
São José dos Campos – SP
O Processo Empreendedor
Com tantas mudanças na economia brasileira e a falta de estabilidade as empresas tiveram que se adaptar a nova roupagem do mercado mundial, foi necessário cortar custos para que pudessem ser mais competitivas, causando grande desemprego e o surgimento de novos negócios, impulsionados por pessoas sem nenhum conhecimento na área administrativa, muitos devido à circunstância e por habilidades adquiridas em suas respectivas empresas.
Esses novos administradores transformaram a necessidade em oportunidade diante de um novo cenário de internacionalização, inovando, criando e aperfeiçoando novas e velhas ideias, demonstrando sua flexibilidade como empreendedores.
“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização” (DORNELAS, 2005, p. 17).
A globalização da informação e da tecnologia expandiu grandes fronteiras, aguçando a intelectualidade e ousadia dos empreendedores, não podendo mais basear-se de forma explícita diante da moderna estruturação introduzida e valorizada na nova era do conhecimento tácito.
Os empreendedores fazem parte da grande gama de geradores de emprego e atraem investidores que alavancam a economia, mediante a este fato tornou-se necessário o aprimoramento de suas habilidades voltadas à administração, modificando paradigmas.
“A economia e os meios de produção e serviços também se sofisticaram, de forma que hoje existe a necessidade de se formalizar conhecimentos, que eram