administração
Além disso, as organizações estão delineando um novo perfil de funcionário, com características que são extremamente importantes para o novo contexto organizacional, como por exemplo, criatividade, iniciativa, visão de negócio, foco no cliente, espírito empreendedor, etc.
Diante destas mudanças, ficou ainda mais difícil obter uma vaga no mercado de trabalho. A competitividade permite que as empresas realizem processos altamente criteriosos, pois a demanda é muito maior que a oferta.
Para aumentar a empregabilidade, que segundo Minarelli (1995, p. 20) “é a capacidade de prestar serviços e de obter trabalho”, e conseqüentemente ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, os profissionais precisam ajustar suas habilidades e competências com o perfil que é exigido nas organizações.
O termo empregabilidade, segundo Almeida (2006) baseia-se na recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Quanto mais adaptado o profissional, maior sua empregabilidade.
O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, busca profissionais com multiqualificação que envolve conhecimentos,