Administração
Avaliação do orçamento como instrumento de controle de gestão: Um estudo de caso em uma industria de fertilizantes.
Os orçamentos representam um dos instrumentos de controle gerencial mais utilizado pelas empresas no mundo. Eles representam a formalização e a quantificação dos planos estabelecidos pela administração da empresa. Pode-se ter um enfoque de longo prazo, neste caso denominado orçamento estratégico, ou de curto prazo, denominado orçamento operacional. As empresas utilizam-se de orçamento com os seguintes objetivos: Maximizar a utilização dos fatores ambientais internos e externos que afetam a organização; Avaliar a adequação de seus planos; Base para avaliação de desempenho gerencial; Promover a coordenação e comunicação gerencial; Apoio a precificação.
Sistemas de controle gerencial têm como objetivo apoiar as empresas a atingirem seus objetivos estratégicos, considerando as variáveis que são relevantes para a perpetuação da organização. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a efetividade do orçamento empresarial como um instrumento de controle gerencial. Diversos estudiosos têm definido o controle de gestão. Dessas definições, emergem duas características comuns: O controle gerencial deve contribuir para o alcance dos objetivos e das estratégias empresariais; Deve orientar o comportamento das pessoas para o propósito almejado.
O propósito de direcionamento da ação humana reveste o controle gerencial de uma dimensão comportamental. Isto implica na consideração desta variável no projeto e utilização destes sistemas. Estas questões abarcam o problema da congruência de objetivos da entidade com os membros da organização, a motivação, a definição de incentivos salariais e os aspectos políticos do controle. Outro aspecto é que o controle gerencial é distinto do operacional, pois este se refere ao controle de tarefas específicas, divisíveis, realizadas na rotina da organização.
As informações de