administração
2. Cap. 3 – AbordagemClássica da Administração3.1 Origem da Abordagem Clássica. Duas origens diferentes: 1. Administração Científica desenvolvida nos EUA por Taylor. Ênfase na análise e na divisão do trabalho. é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização da fábrica). 2. Corrente dos anatomistas e fisiologistas da organização, na França, com os trabalhos de Fayol. Preocupação em aumentar a eficiência por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos). Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e fisiologia (funcionamento) da organização. Abordagem de cima para baixo e do todo (organização) para as partes (departamento). Ênfase na estrutura é a principal característica.
3. Cap. 3 – AbordagemClássica da Administração3.1 Origem da Abordagem Clássica.
4. Cap. 3 – AbordagemClássica da Administração3.1 Origem da Abordagem Clássica. Dois fatores fundamentais para origem da Abordagem Clássica da Administração: 1. Crescimento acelerado e desorganizado das empresas; 2. Necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
5. Cap. 3 – AbordagemClássica da Administração3.2 Administração Científica. Frederick Winslow Taylor (1856-1915), fundador da Administração Científica, nasceu na Filadélfia, nos EUA. Veio de uma família de princípios rígidos e foi educado em uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas), em 1903.
6. Cap. 3 – AbordagemClássica da Administração3.2 Administração Científica. Seu livro aborda (1º período): Técnicas de racionalização do trabalho, Estudo de tempos e movimentos, Minucioso trabalho de estudo das tarefas,