Administração
A empresa visitada, citada acima, apresenta um modelo organizacional que se aproxima muito com o modelo Japonês, mas também apresenta traços do modelo Burocrático. Assim como no modelo japonês o emprego é “vitalício”, pois muitos funcionários já se aposentaram trabalhando na mesma, muitos estão próximos de se aposentar e outros tantos trabalham na empresa a mais de dez anos. Por outro lado segue o modelo burocrático, onde os funcionários, principalmente na parte operacional do ambiente fabril, exercem uma atividade apenas tornando-se especialista e atingindo melhor rendimento. Outra questão que se assemelha ao modelo Japonês é a descentralização do poder através da divisão do mesmo entre Gerências, Supervisores, Encarregados e Preparadores.
3 – Relatos sobre a cultura organizacional e identificação dos seus elementos.
A empresa é familiar fundada em 1940 pelo Sr. Alfredo Juan Pablo Marietta na cidade de Rosário, República Argentina, fabricando diversos produtos nos quais destacavam-se placas para tornos mecânicos, tambores de 200L, cruzetas e braços de direção. Em 1943, durante a 2ª Guerra Mundial, começou a fabricar rolamentos para cobrir a falta deste produto em seu país, devido à guerra e desabastecimento neste mercado pela impossibilidade de importações provenientes da Europa e EUA.
Fabricou suas próprias máquinas e ferramentas, desenvolvendo tecnologia própria. O projeto foi crescendo e criando forma de grandes proporções. Segundo informações fornecidas por funcionários atuais que conviveram com o fundador da empresa ele pode ser denominado um “Homem de Chão de Fábrica”, o qual que se orgulhava de seu uniforme e posição.
Aqui no Brasil a empresa foi fundada em 1980, trazendo consigo o conhecimento técnico da fabricação de rolamentos e utilizando recursos próprios.
As raízes continuam onde tudo começou: Rosário, Argentina, através de seus filhos