administração
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
FILOSOFIA OCIDENTAL
Surgiu na Grécia e Roma na Idade Antiga com alguns filósofos como Platão e Aristóteles. Na Idade Média ocorreu a expansão da Igreja Católica, devido seu grande poder, quase não desenvolveu pensamentos filosóficos nesse período. Só após 1000 anos começou a rever as formas que estavam vivendo, a exemplo de Leonardo da Vinci que começou a se expressar através de suas artes. No século XIX, surgiu na Europa a ciência visando à sociedade humana (sociologia) que observou as mudanças econômicas, políticas e sociais ocorridas nesta época.
RENASCIMENTO
Foi um período marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.
Ao abrir o mundo à intervenção do homem, o Renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem no mundo. Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência. Graças a essa preocupação em revelar o mundo, o Renascimento suscitou valores e questões que ainda se fizeram presentes em outros movimentos concebidos ao logo da história ocidental.
ILUMINISMO
Apoiado no racionalismo, o iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na França e na Grã Bretanha na década de 1690 e se propagou por quase toda Europa durante o séc. XVIII.
Os escritores iluministas,