administração
Disciplinas:
Comportamento organizacional; Homem, cultura e sociedade;
Comunicação e linguagem; Fundamentos e teoria organizacional
Professores: Mônica Maria Silva
Wilson Sanches
Sebastião Oliveira
KarenManganotti
Márcia Bastos
Semestre:
Flex 1 e 2
PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL
OBJETIVO
Aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre, por meio do texto “Relatos diferentes, uma narrativa”.
ORIENTAÇÃO
Pararealizar a atividade leia o texto a seguir e reflita sobre as questões propostas que estão logo após o texto:
Relatos diferentes, uma narrativa
Por Roberto Rokermann
Investidores, colaboradores, imprensa, comunidades locais, governos, associaçõesde classe. Dialogar com cada público de interesse implica desenvolver relatos sob medida para cada um deles a partir da narrativa corporativa e estabelecer um contato estreito entre a equipe de comunicação e outros setores envolvidos, como a áreade relações de investidores ou de recursos humanos. Como as empresas enxergam e desenvolvem esses inúmeros relatos em seus diversos formatos e necessidades? Do relatório para os investidores aos relatos diários para as empresas, como as empresasformulam suas estratégias a partir das narrativas empresariais?
Na BRASKEM há uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia, como a de relações de investidores. Cerca de uma semana antes da divulgaçãotrimestral do balanço, a diretoria de comunicação, o presidente da petroquímica, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores se reúnem para alinhar as principais mensagens, discutir o que deve ser reforçado entreanalistas de mercado e imprensa e avaliar eventuais vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder a questionamentos. Para obter um alinhamento mais preciso, são feitos dois encontros antes do anúncio dos