administração
O sartório, também conhecido como músculo costureiro, é o músculo mais longo do corpo humano, e de grande importância no desenho do membro inferior. Ele não se insere sobre o fêmur, porém, todo o seu corpo muscular passa sobre este osso.
É o músculo superior da lição de Tintoretto, tem origem na espinha ilíaca ântero-superior, seu corpo muscular fino e achatado desce, contornando a face anterior da coxa em movimento espiralado, em direção à face interna do joelho, para se inserir na face medial e proximal do corpo da tíbia. Colabora na flexão da perna e da coxa, girando-a lateralmente.
Músculo RETO FEMORAL
É um músculo fusiforme, situado na região mediana do quadríceps. É visível na superfície anterior da coxa dos esportistas, com corpo muscular retilíneo e pouco volumoso durante o movimento do membro inferior.
Origina-se por dois tendões: o reto tem origem na espinha ilíaca ântero-inferior e o outro, posterior ou refletido, na margem superior do acetábulo. O corpo muscular desce levemente inclinado para dentro, para se unir aos outros músculos do quadríceps através de um tendão único, que se insere sobre a base da patela. Quase todo o seu corpo muscular é visível na face anterior da coxa, sendo somente sua parte superior, encoberta pelo músculo sartório. Flexiona a coxa e estende a perna sobre a coxa.
Músculo ADUTOR LONGO
Músculo triangular, origina-se na região de união da sínfise com a crista púbica, ao lado do músculo grácil, acima (mais superficial) do músculo adutor curto. Seu corpo se desenvolve para se inserir sobre o lábio medial da linha áspera do fêmur. Quando se contrai, é adutor, flexor e gira medialmente a coxa.