Administração
Sua meta é construir uma organização participativa em todas as suas interfaces. Implicações a partir desta definição:
Paradigmas tradicionais = trabalhadores alienados.
Alienação = desperdício do potencial intelectual das pessoas.
Participação = aproveitamento de potencial = contribuição para aumento da qualidade das decisões e da administração, da satisfação e da motivação das pessoas.
Aprimoramento da decisão e do clima organizacional = melhoria na competitividade das organizações. No modelo participativo predominam:
Liderança
Disciplina
Autonomia
Em relação às pessoas no modelo participativo:
São responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.
A disciplina é interior (e não imposta de fora através de regulamentos). Quanto maior for a autonomia das pessoas e a possibilidade delas tomarem as decisões que afetam seu próprio trabalho, mais participativo será o modelo de administração usado pela organização. As organizações que seguem o modelo participativo também são chamadas de “orgânicas”.
ADMINISTRAÇÃO DE QUALIDADE
A qualidade não tem um significado popular, no melhor sentido, em termos absolutos. Industrialmente pode significar, mais e melhor, dentro de certas condições/parâmetros do consumidor já que é este em última instância quem determina a classe e a qualidade do produto/serviço que deseja.
Podemos definir a qualidade de um produto como sendo o grau de satisfação dos requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas, ou seja, de uma combinação de características do projeto e da produção, determinante na satisfação que o