relatório POLIMEROS FAG
CURSO ENGENHARIA CIVIL http://www.fag.edu.br DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS - CTM
PROFESOR: JANES CACIANO FROZZA
ACADÊMICOS: ALINE BILIBIO CARLOS EDUARDO DE SOUZA FABIO FERNANDES GUSTAVO GRENZEL MARIANA PASQUALOTTO.
Polímeros
CASCAVEL, 30 / ABRIL / 2014
1-TÍTULO:
Polímero - Prática No. 3, dia 16 de abril de 2014
2. OBJETIVO:
Ente experimento tem como objetivo mostrar como pode ser sintetizado um polímero a partir da uréia e do formaldeído ilustrando uma característica marcante dos plásticos, que é a capacidade de serem modelados.
3. RESUMO:
No procedimento sintetizamos uréia com formol e hidróxido de sódio aquecendo em banho Maria e adicionando acido sulfúrico o que resultou em um polímero. Com isso podemos conhecer um pouco mais sobre os polímeros como são feitos, e qual sua composição física, para isto foi feito um experimento com Resina de Uréia Formol.
4. INTRODUÇÃO:
O polímero é formado a partir da repetição de pequenas unidades chamadas de monômeros. O resultado é uma macromolécula contendo entre 10000 e 100000 átomos de carbono e são classificados por: polímeros de adição, copolímeros e polímeros de condensação.
O polímero uréia-formoldeido, classificado como polímero de condensação, é um polímero tridimensional obtido a partir de uréia e do formaldeído. Quando puro é transparente, e foi por isso usado como o primeiro tipo de vidro plástico, no entanto, ele acaba se tornando opaco e rachando com o tempo. Este defeito pode ser evitado pela adição de celulose, mas ele perde sua transparência, sendo então utilizado na fabricação de objeto translúcidos. Este polímero é também usado em vernizes e resinas, na impregnação de papeis e outros.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
No desenvolvimento das atividades foram utilizados os seguintes materiais e reagentes: 5.1) Materiais Utilizados: Um