Administração
O diagrama de Pareto dispõe a informação de modo a tornar evidente e visual a priorização de problemas e projetos. O principio de Pareto estabelece que os problemas relacionados à qualidade de produtos e processos, os quais resultam em perdas, podem ser classificados em duas categorias: “Pouco vitais”: representam poucos problemas que resultam em grandes perdas. “Muito vitais”: representam muito problemas que resultam em poucas perdas.
Geralmente, um problema pode ser atribuído a um pequeno número de causas. O principal objetivo do Gráfico de Pareto é permitir uma melhor visualização de um projeto ou de um problema de uma empresa quando se necessita priorizar diversos itens, possibilitando, assim, a concentração dos esforços nas atividades prioritárias. Isso acontece porque todas as categorias são expostas lado a lado no diagrama.
CONCEITO
O Diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade, é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. É originário dos estudos de um economista italiano chamado Pareto.
O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação / benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas. O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, que poucas causas são vitais, a maioria é trivial.
O gráfico de Pareto é um diagrama que apresenta os itens e a classe na ordem dos números de ocorrências, apresentando a soma total acumulada. Permite-nos visualizar diversos elementos de um problema auxiliando na determinação da sua prioridade às vezes são incluídos valores em porcentagem e o valor acumulado das ocorrências. Assim, torna-se possível