Administração
Na década de 1940, cientistas alemães e americanos criaram as moléculas de clorofluorcarbonetos (CFC) para facilitar a fabricação de gelo. Os CFCs foram decisivos para a fabricação em escala de geladeiras, aparelhos de ar condicionado, desodorantes e muitos outros produtos e utensílios. Apenas recentemente graças a equipamentos que fornecem novos dados e informações sobre a atmosfera, descobriu-se que as moléculas de CFC destroem as moléculas de ozônio que compõem um escudo natural da Terra contra a luz ultravioleta (UV) do Sol. Com a diminuição do ozônio, ocorre o aquecimento do planeta e o possível desaparecimento de muitas espécies vegetais e animais, entre outros prejuízos. Hoje diminuiu a produção de CFC mas pagaremos as conseqüências dessa utilização ainda por muito tempo.
Fonte: Adaptado de SAGAN, C. Bilhões e bilhões: reflexões sobre vida e morte na virada do milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Essa história ilustra que:
Escolher uma resposta. a. Informações novas levam a conhecimento novo. b. O conhecimento não muda ao longo da história. c. Dados e informações são mais importantes do que o conhecimento. d. O conhecimento não depende de dados ou informações. e. Conhecimento novo não depende de informações novas.
Question 2
Notas: 1
Um gestor está preocupado com o conservadorismo da empresa em que trabalha. Ele lê a seguinte frase em um livro, como se recebesse um recado direto para ele:
“A criatividade não anda escassa. O que acontece é que a maioria das organizações se esforça para acabar com ela” (Peter Drucker)
Essa frase se relacionada com:
Escolher uma resposta. a. A tendência de que a gestão do conhecimento auxilie as organizações a acabar com a criatividade dos funcionários. b. As organizações estão atentas à importância da criatividade entre os funcionários. c. A necessidade de maior gestão do conhecimento nas empresas. d. As organizações costumam valorizar o