Administração
A revolução industrial A moderna história do comércio dos EUA começa entre 1820 e 1830 com a construção de uma rede de canais e de um sistema ferroviário e invenções básicas como a máquina a vapor. Por volta de 1880-1900, estava montada uma moderna infra-estrutura industrial. Os primeiros empreendedores se dedicaram a moderna tecnologia de produção. A partir de 1900 o consumidor passou a exigir mais qualidade e a preocupação das indústrias passou de ser produção em massa para o marketing, mas esse processo aconteceu gradativamente. A partir da década de 1950 começou a era pós industrial, que sofre mudanças constantemente e tem elevada concorrência, alta tecnologia e diversos fatores a serem considerados pelo administrador, como preço, qualidade, lidar com os sindicatos etc.
Texto 2
A função gerencial no mundo contemporâneo
A função gerencial é atípica, não se parece com nenhuma outra profissão, e os especialistas não conseguiram defini-la com exatidão. O gestor tem um trabalho difícil pois não supervisiona rotinas ou procedimentos que tenham um padrão, além de estar sujeito a diversas adversidades e surpresas. O administrador geralmente leva problemas do trabalho para casa e está sobre pressão o tempo inteiro. Existem habilidades gerenciais que tem de ser conquistadas através das experiências do dia-a-dia, enfrentando-se as contradições e mutações da empresa moderna. Outras sistematizadas e já em grande número podem ser aprendidas por aqueles que se dedicam a gerência como profissão.
Texto 3
A ciência e a arte de ser dirigente
A gerência é a arte de pensar, de decidir e agir, de fazer acontecer, de obter resultados, resultados que podem ser definidos, previstos, analisados e avaliados, e necessitam de interação humana para serem alcançados. A gerência é algo científico e racional, mas também é imprevisível e precisa de interpretação, e o lado científico é o estudado na faculdade para facilitar a vida do