Administração
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O MILAGRE ECONÔMICO DE 70
CÁCERES/MT
2014
EDSON DA SILVA DOS REIS
KEILLA ANDRÉ DA SILVA
PRISCILA SIQUEIRA VASCONCELOS DE ALMEIDA
RENATA MONTRENIL RIBEIRO
O MILAGRE ECONÔMICO DE 70
Trabalho elaborado para a disciplina de Economia Brasileira, como requisito para obter nota parcial para aprovação.
Orientador: Washington Cançado.
CÁCERES/MT
2014
Sumário
1 - INTRODUÇÃO No final dos anos 60 e inicio dos 70 fomos marcados pelo chamado ‘’Milagre’’ econômico Brasileiro, com empréstimos e investimentos estrangeiros, a economia entra num período de crescimento surpreendente, com a criação de empregos em massa e a manutenção da inflação sob controle, e que levou o país a um grau de industrialização, o qual gerou consequências que refletem até os dias atuais.
2 – O “MILAGRE” ECONÔMICO BRASILEIRO
O "milagre econômico brasileiro" é a denominação dada à época de excepcional crescimento econômico ocorrido durante o Regime militar no Brasil, também conhecido pelos oposicionistas como "anos de chumbo", especialmente entre 1969 e 1973, no governo Médici.
Segundo Reinaldo Gonçalves, professor da UERJ e economista, o período do milagre econômico foi o que trouxe maior crescimento econômico desde a Proclamação da República.
Após um período inicial recessivo, de ajuste, que foi de março de 1964 até fins de 1967 - com a reorganização do sistema financeiro do Brasil, a recuperação da capacidade fiscal do Estado e com uma maior estabilidade monetária - iniciou-se em 1968 um período de forte expansão econômica no Brasil.
O período 1968-1973 (governos Costa e Silva e Médice, e com o ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto) caracterizou-se pelas maiores taxas de crescimento do produto brasileiro na historia recente, com relativa estabilidade de preços. A taxa media de crescimento do produto situou-se acima dos 10% a.a., com