administração
1.5- Contabilidade como profissão
A contabilidade proporciona muitas oportunidades para os profissionais que a ela se dedicam, bastando para tanto cursar o curso superior de Ciências Contábeis. Podemos elencar as seguintes:
- Contador: Possui formação Superior em Ciências Contábeis e lida com o Patrimônio das instituições/empresas, bem como suas áreas econômico-financeiras. Pode atuar na contabilidade financeira, agrícola, bancária, comercial, custos, gerencial entre outras
- Auditor: Profissional que realizada o exame, a verificação da exatidão dos processos contábeis. Poder ser Auditor Independente (não é empregado da empresa em que está realizando o trabalho de auditoria) e o Auditor Interno ( é empregado ou dependente econômico da empresa em que faz o exame da contabilidade e cuida dos controles internos).
- Analista Financeiro: profissional que analisa e situação econômico-financeira da empresa por meio dos relatórios fornecidos pela contabilidade. Serve para medir desempenho, concessão de crédito, investimento, etc.
- Perito Contábil: profissional habilitado a fazer perícia contábil para verificar a exatidão de registros ou fatos de natureza contábil quando solicitado pela justiça no âmbito de um processo judicial.
- Consultor Contábil: profissional que realiza consultoria contábil, financeira, fiscal, na área de informática, exportação, etc.
- Professor de Contabilidade: profissional capacitado a exercer o magistério no ensino médio, superior, além dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Direito, etc.
- Pesquisador Contábil: Profissional que optar pela carreira universitária pode se dedicar ao campo da investigação científica no âmbito das disciplinas da contabilidade.
- Cargos Públicos: Profissional aprovado em concurso público para atuar como contador em quaisquer das esferas de Governo federal, estadual e municipal.
- Cargos Administrativos: Contadores que exercem desde cargo de assessoria a elevados postos de chefia,