administração
Betim 2014
Fundamentos da Administração
A Administração é um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, que têm como objetivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. Administração (administrar+ação) é administrar ou gerir ações normalmente decisões do presente que afetará eventos do futuro, e de acordo com prof. Kanitz.
Primordial se faz definir Administração: É o processo de trabalhar com pessoas para realizar objetivos organizacionais e pessoais. Para Drucker “o gerenciamento tornou-se o fator decisivo de produção”.
Atualmente, as principais funções administrativas são:
Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhadas disjuntas.
1. Planejar: Especificar os objetivos a serem atingidos e decidir quais ações devem ser executadas.
2. Organizar: O processo de organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas.
3. Liderar/Dirigir: Envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. Estimular, dirigir, motivar, inspirar e comunicar-se com as equipes.
4. Controlar: Estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios. Monitorar o progresso e implementar as mudanças necessárias.
Nos dias de hoje, a administração revela-se como uma área de conhecimento humano repleta de complexidade e desafios. O profissional que utiliza a administração como meio de vida pode atuar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão