Administração
Líderes são agentes de mudanças. São pessoas capazes de conduzir um grupo, influenciando o comportamento de seus membros, buscando atingir objetivos e metas, pautados em uma visão de futuro coerente com as ideias e os princípios comuns ao grupo.
Administração e liderança são dois sistemas de ação complementares. Enquanto um administrador deve fazer acontecer, um líder deve influenciar as pessoas para que aconteça.
Cultura organizacional * Podemos definir cultura organizacional como um conjunto de valores e práticas comuns e aceitos dentro de uma organização.
Alguns ramos de negócio têm cultura específica e particular. Nesse caso, a cultura da empresa tem que se adequar à cultura praticada no mercado. Dessa maneira, podemos afirmar que as condições do negócio influenciam a cultura da empresa.
Há duas formas de se manifestar a cultura: explícita ou implícita. A cultura explícita, também chamada de oficial, é retratada por meio de um código de ética, declaração de princípios, credos etc. A cultura implícita é a cultura real. Quando a empresa deixa de manifestar as duas formas, a que prevalece e é tomada como verdadeira é a explícita.
A cultura da organização nasce com a própria organização. Ela espelha o desejo dos fundadores, bem como as características da época da fundação, a cultura também ajuda na resolução de problemas internos, diminui conflitos e diferenças, faz o controle da gestão e desenvolve uma imagem positiva da organização na mente de quem a conhece.
Gerenciar a cultura de uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil e deve contornar os seguintes problemas: Problema dos níveis, Problema da infiltração, Problema do implícito, Problema do impresso, Problema do político, Problema da pluralidade, Problema da interdependência.
Resumo da aula 12 **Delegação de autoridade**
Delegar significa atribuir à outra pessoa a responsabilidade pelo planejamento, execução ou controle de uma atividade.