Administração
1. Ignorar o processo de planejamento
Alguns executivos não gastam tempo bastante planejando as estratégias de curto e longo prazo para suas empresas. Isso pode acontecer em decorrência da falta de procedimentos formais, de mudanças rápidas nas condições do mercado, da arrogância administrativa, ou simplesmente da falta de tempo.
Solução: Em primeiro lugar, você precisa reconhecer a importância do planejamento estratégico. Em seguida, administre sua agenda de maneira eficiente, separando tempo suficiente – ao menos 5 por cento de suas horas de trabalho semanais – para supervisionar as principais prioridades estratégicas
2. Arrastar o planejamento de curto prazo.
Planos de curto prazo ineficientes podem fazer com que seja mais difícil identificar e manter o foco nos objetivos imediatos e desafios da empresa.
Solução: Reduza e simplifique o processo de planejamento. Para essa finalidade, é fundamental formar uma equipe forte e dedicada de planejadores estratégicos, que estejam completamente cientes de seus papéis e de suas responsabilidades.
3. Não distinguir o planejamento de curto e longo prazo.
Planejamentos de curto e longo prazo requerem abordagens completamente diferentes, especialmente em relação à análise de tendências, às atividades dos concorrentes e à atenção aos detalhes.
Solução: Em seu planejamento de longo prazo, tente estabelecer as linhas gerais da estratégia de sua empresa. Já no planejamento de curto prazo, você precisa ficar mais atento aos detalhes. Evite abordar questões estratégicas de longo prazo logo depois de acordar planos de curto prazo, uma vez que isso pode gerar distrações desnecessárias.
4. Planejar mal as reuniões.
Você pode realizar quantas reuniões quiser – entretanto, se os participantes estão despreparados ou desconcentrados, elas serão infrutíferas.
Solução: Estabeleça um conjunto claro de políticas e de procedimentos para a preparação pré-reunião e a participação. Você