Administração
A história se passa numa colméia, e tem como personagem principal a abelha Barry. Embora o público-alvo que o roteirista deseja atingir sejam as crianças, as lições de empreendedorismo não passam despercebidas aos olhares mais atentos dos adultos que acompanham o filme.
Traçando um paralelo entre a vida das abelhas na colméia e um ambiente profissional, podemos identificar várias situações que remetem ao cotidiano de uma organização.
O trabalho é dividido em tarefas, que somadas convergem para um mesmo objetivo - a fabricação do mel. Como na teoria da Administração Científica, o trabalhador permanece executando sempre uma única função, fator que vem a ser um dos principais temas abordados. Há também a preocupação com a padronização do produto (mel), o estudo da fadiga (através de recursos que facilitam a execução das tarefas e testes para garantir a segurança dos operários).A única tarefa para a qual observamos realização de seleção científica do trabalhador é a "de Ases do Pólen" - desempenhada normalmente por abelhas mais robustas, que tendem a ser mais fortes e resistentes. Devido à importância no processo de polinização e consequentemente na coleta do mel fabricado fora da colméia, esta tarefa requer processos de treinamento mais específicos e operários que possuam aptidões necessárias a seu desenvolvimento.
Observamos ao longo do filme outras características também presentes no mundo organizacional. A técnica utilizada para seleção de pessoal (para os processos realizados exclusivamente dentro da colméia) não obedecem a um critério lógico, pois são os próprios operários que determinam qual função irão exercer, e quando não há vaga na função pretendida acabam permanecendo com a função que está dísponivel no momento da escolha.Máquinas e equipamentos são utilizados afim de facilitar o processo de fabricação. Uma destas máquinas é