Administração
Matéria: Introd. à Economia Semestre: I Período Letivo: 2014.1
Professor: Leandro Turno: Noturno Hrs: 8
Aluno(a) Eloisa Rocha Teixeira Data: 25/02/2014
A Interação dos Agentes Econômicos
ROSSETI (2007, p. 168-183).
1 – A interação dos agentes econômicos fundamenta-se em dois fatores: a diversidade das necessidades humanas e a diversidade das capacidades pessoais. Mostre como esses fatores levaram à especialização, à divisão do trabalho e às trocas. E relate os benefícios dai decorrentes.
Os primeiros agrupamentos humanos passaram da vida nômade para a vida por formas mais sedentárias de organização social. Esses exigiam diferentes suprimentos de bens e serviços: produtos para alimentação; instrumentos para caça, pesca e defesa do grupo em caso de invasão inimiga; utensílios de uso doméstico; objetos de adorno e instrumentos para prática coletiva, festiva e religiosa.
Com isso eram exigidos diferentes tipos de capacitação da sociedade – guerreiros, agricultores, pastores, artesãos e sacerdotes – onde cada qual se dedicava a uma dessas atividades.
Foi assim então, que surgiu a divisão do trabalho, a especialização e as trocas que, por sua vez, possibilitaram aperfeiçoamentos em todos os campos e conduziram formas cada vez mais complexas de produção – mas também mais eficientes. A diversidade de bens e serviços aumentou, bem como surgiram novas necessidades. As capacitações acompanharam as mudanças, atendendo às novas exigências e redes de trocas se ampliaram geograficamente.
2 – Conceitue o escambo e explique porque esse sistema de trocas exige os dois seguintes requisitos:
O escambo é a troca direta, sem intervenção de um instrumento monetário, ou seja, é a troca de produto por produto ou serviço por serviço.
a) Existência de necessidades coincidentemente inversas entre