administração
Um dos grandes pensadores do século XIX, Hegel, escreveu no século XIX que os gregos designaram a filosofia porque foram os primeiros povos que tentaram resolver seus problemas, e acabaram resolvendo problemas de toda sociedade para todos os tempos e momentos. A filosofia é a maneira nova de resolvermos os problemas enfrentados no dia-a-dia.
Além disso, segundo o Jean-Pierre Vernant (2002), especialista no estudo do pensamento antigo, os gregos criaram a filosofia para resolverem um problema prático, ético e político. Este problema são as dúvidas e questionamentos existentes sobre diversos assuntos da sociedade. Para resolver este problema, é essencial se basear em fundamentos sólidos, que é ter a razão e provas concretas quando for afirmar determinado assunto. É necessário buscar uma solução imutável, sólida, neutra, objetiva, universal. Esta solução é a razão, sendo a única que trabalha em tudo e em toda sociedade do mesmo jeito. Com isso, quando somos fiéis à razão, atingiremos a uma verdade segura, neutra, imutável, objetiva, universal, distinta da religião e do senso comum.
2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
Segundo Selvino José Assmann, o senso comum é o conhecimento que adquirimos de uma geração a geração, e que surge do esforço que o homem faz para resolver problemas práticos e imediatos que surgem cotidianamente. Por exemplo, um trabalhador rural sabe cuidar da sua fazenda conforme lhe foi ensinado.
De acordo com pesquisas feitas a pessoas conhecidas, um número considerável de pessoas disse que senso comum é tudo aquilo que é o certo a se fazer. Por exemplo, não devemos matar nem roubar.
A