Administração
Homem ou mulher, quem dirige uma organização deverá ter sempre em mente que sua função principal é influenciar, coordenar e estar a frente das pessoas que pertencem a essa organização e que, de um modo ou de outro, ora mais ora menos, se expandem e interferem nos outros grupos formais e informais existentes e na própria sociedade. Para bem cumprir sua tarefa, você precisará conhecer as pessoas que fazem parte da organização e sua “rede social” para então examinar as causas que originam os seus comportamentos e os diversos processos pelos quais tais comportamentos se manifestam.
Comportamento social é o comportamento apresentado pelas pessoas de acordo com as expectativas já estabelecidas pela sociedade para uma determinada função ou exercício profissional.
Podemos considerar que comportamento social é também o conjunto, relativamente numeroso, de diversos papéis que cada membro da sociedade desempenha, de modo relativamente independente, em seu dia a dia e/ou ao longo de sua vida.
Em um primeiro momento a Administração entendia quase que exclusivamente o papel de empregado como único na vida do indivíduo. Em um segundo momento a rede é ampliada, mas ainda com limitações. Por último a Administração busca considerar o indivíduo em sua rede inteira de papéis para que a intervenção que realiza sobre os membros da organização seja exitosa, isto é, satisfatória para os indivíduos e para a própria organização.
Todas as sociedades têm seus papéis relativamente demarcados no que diz respeito aos comportamentos esperados e, de acordo com a importância que se atribui à satisfação das necessidades sentidas, o comportamento esperado será mais ou menos considerado e, consequentemente, o indivíduo que desempenha tais papéis, em uma medida maior ou menor, suprindo tais necessidades, ocupará uma posição social mais ou menos considerada.
Comportamento Organizacional
O comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo