administração
Teorias administrativas do séc xx
Introdução
O século xx tem sido palco de grandes realizações em todos os campos do saber.
A administração não é uma exceção. Apesar de as empresas e sua gestão existirem de forma embrionária desde os primórdios dos tempos, foi somente em 1903 que surgiu o primeiro estudo científico dos métodos de gestão, apresentado sob a forma de teoria. A partir daí surgiu então uma diversidade de novas propostas para a gestão dos negócios empresariais.
O surgimento delas foram a partir das forças sociais, econômicos, políticos e tecnológicos presentes num dado tempo e lugar.
As teorias surgiram á partir de uma necessidade, por exemplo: a teoria da administração científica surgiu em parte da necessidade de aumentar a produtividade.
Naquela época as primeiras fábricas modernas começaram a colocar em prática diversos conceitos que se tornariam universais nos séculos seguintes. Um destes conceitos era a divisão de trabalho, na qual suas vantagens são evidenciadas pela necessidade acentuada de que os operários especializados poderiam ser mais eficientes fabricando quantidades maiores de alfinetes do que cada um que fabricasse o alfinete completo. No entanto não foram as fábricas do século XVIII nem Adam Smith, quem inventou a divisão do trabalho, e sim a Revolução Industrial que disseminou essa prática. A partir do século XX a organização eficiente do trabalho tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração. Muitas pessoas e grupos participam desse processo.
No final do século XIX e início do século XX, a Era Industrial chega nos Estados Unidos da América do Norte. Conhecemos, então, os conceitos de Taylor, Fayol, Henry Ford, com sua produção em escala industrial. A Revolução Industrial caracterizou a passagem da era agrícola para a era da industrialização.
Atualmente, vivemos na era do Conhecimento ou do Capital Intelectual, em que as pessoas são o