Administração
Considerando que os sistemas de informação são importantes para o trabalho nas organizações, as empresas necessitam certificar-se de que as melhorias ou a implantação de novos sistemas valem a pena, de tal forma que a mesma seja necessária e renderá lucros. Para evitar desperdício, cada potencial projeto de Sistemas de informação deve ser revisto para assegurar o atendimento de importantes necessidades empresariais ou benefícios na avaliação dos projetos de Tecnologia da Informação em categorias como:
A. Economias Tangíveis. A implementação do projeto resultará em economias monetárias para a empresa, as quais podem ser quantificadas (por exemplo, redução de pessoal, redução de custos operacionais ou aumento de vendas).
B. Economias Intangíveis. A implementação do projeto resultará em economia monetária para a empresa, onde sua magnitude será difícil de medir (por exemplo, ajuda aos gerentes em tomar melhores decisões ou melhoria do controle sobre as operações do negócio).
C. Exigências Legais. A implementação do projeto é exigida para atender a uma regulamentação estadual ou federal. (por exemplo, relatar informação sobre o emprego de portadores de necessidade especiais ou de minorias).
D. Modernização. A implementação do projeto é necessária para manter a atualização em relação às mudanças nas necessidades empresariais (por exemplo, mudanças de sistemas devido a uma conversão do inglês para unidade métricas de medida ou de conversão para o eurodólar ou exigências tecnológicas (por exemplo, aprimoramento do computador para maximizar o trabalho com o novo software).
A análise dos critérios de valoração de um si especificados a seguir, constitui em outros critérios utilizadas pelas empresas para planejar e maximizar o valor dos seus investimentos em tecnologia de sistemas de informação, uma vez que as organizações precisam tentar avaliar as contribuições dos sistemas de informação, a fim