Administração
A especialização na oraganização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. A hierarquia é uma herança da velha organização militar e eclesiástica. A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. Dessa forma, caracteriza-se pelo aumento do número de níveis hierárquicos.
Por outro lado, a especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si. Ainda, se faz à custa de um maior número de órgãos especializados, no mesmo nível hierárquico, cada qual em sua tarefa. É mais conhecida como departamentalização, pela sua tendência incrível em criar departamentos.
Ambas, a especialização vertical e a horizontal, constituem formas diferentes de divisão do trabalho: a especialização vertical é uma divisão do trabalho em termos de autoridade e responsabilidade, enquanto a departamentalização é uma divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executados pelos órgãos.
TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO
A departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Os principais tipos de departamentalização são:
Departamentalização por funções.
Por produtos ou serviços.
Por localização geográfica.
Por clientes.
Por fases do processo (processamento).
Por objetos.
No fundo, a departamentalização consiste em escolher modalidades de homogeneização de atividades, agrupando os componentes da organização em departamentos e organizações.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES
Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. Toda e qualquer empresa compreende a criação de alguma utilidade dentro de uma economia de troca e as funções fundamentais de qualquer empresa consistem em