Administração
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - 3º PERÍODO
Capítulo 1
1.1 – A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA PARA O MEIO EMPRESARIAL
A Estatística é a ciência de coletar, organizar e interpretar fatos numéricos que chamamos de dados. Todos os dias somos bombardeados com dados. Por exemplo:
Pela mídia recebemos informações sobre a venda de carros populares.
Pela mídia recebemos informações sobre o índice de popularidade do presidente nas últimas pesquisas de opinião.
Pela mídia recebemos informações sobre a temperatura média de hoje.
Propagandas nos dizem que os dados apontam para a superioridade do produto que está sendo anunciado.
Etc.
Nos debates públicos sobre Economia, Educação e Políticas Sociais, todas as partes envolvidas utilizam dados como argumentos. E, em meio a esse dilúvio de dados, um conhecimento de Estatística ajuda-nos a separar o que faz sentido do que não faz.
Além disso, para um estudo empresarial, uma compreensão dos dados é também uma habilidade-chave para a administração de uma empresa, ou seja, hoje constitui uma ferramenta chave para a análise quantitativa de mercado para um gestor. Por exemplo, Pesquisas de Mercado que revelam a preferência dos consumidores orientam o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Dados obtidos junto a lojas de varejo se forem convenientemente observados, podem sugerir melhores maneiras de introduzir produtos em diversos mercados. O sucesso de uma nova linha de produtos ou de uma nova companhia publicitária também pode ser avaliado a partir de dados. Os fabricantes melhoram seus produtos e processos utilizando dados sobre qualidade e confiabilidade. Todos os meses, os dados governamentais sobre desemprego, inflação, e crescimento econômico influenciam as decisões em estratégia empresarial. O estudo das carteiras de investimentos baseia-se tanto em Estatística que até mesmo os informes dos fundos mútuos de investimentos