AERMOD- Modelagem da poluição de fontes da GV
418 palavras
2 páginas
Modelagem matemática de dispersão de PM10 utilizando o modelo Aermod - estudo de casoClarissa Abreu CRUZ* – Felipe Guimarães GAUDERETO* – Hawllynsgton G. FRANCO*
*Universidade Federal do Espírito Santo, Av. Fernando Ferrari 514, 29075-910, Vitoria, Brasil
Resumo
Objetivo-
Metodologia-
Resultados-
Conclusões-
Palavras-chave: Ventania, modelagem, aermod, PM10, dispersão de poluentes, poluição do ar.
Introdução
A dispersão de poluentes na atmosfera esta diretamente ligada com os fenômenos metereologicos, que nela ocorrem. Eventos extremos, como ventanias, podem alterar significativamente o regime de dispersão desse poluentes. O presente estudo tem como objetivo avaliar a dispersão atmosférica de PM10 em um evento de ventania na região da Grande Vitória (RGV), localizada no Espírito Santo.
A cidade de Vitória e região possui várias fontes de poluição atmosférica, aproximadamente, 55 a 65% decorrentes das atividades industriais potencialmente poluidoras do estado.
A problemática da alta concentração de poluentes nessa região contribue para o efeito estufa, afetam a saúde e a qualidade de vida da população. Um fenômeno acentuado de dispersão pode, nesse sentido, causar conseqüências de diferentes níveis, boas ou ruins.
O presente trabalho procurara compreender como ocorre o espalhamento desses poluentes no 5 de maio de 2013, quando uma forte ventania atingiu a região da Grande Vitória. Para elaboração, utilizara-se o Modelo de Dispersão AERMOD.
O modelo AERMOD é o modelo recomendado como regulatório pela EPA, trabalha com pluma Gaussiana estacionária e pode ser usado para determinar a concentração de poluentes associados à diversas fontes em complexos industriais.
Como caracterisitcas processuais, o modelo caracteriza a CLP (camada limite planetária) através de informações de superfície e dados de estratificações das camadas simultaneamente AERMET. A modelagem incorpora também os efeitos da topografia AERMAP.
Como vantagens esse modelo é