administração
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
CARLOS WINNICIUS CUNHA COSTA
TEORIA ECONÔMICA
Me. JOSÉ ARILTON
ESTRUTURAS DE MERCADO
Florianópolis, SC
2013
ESTRUTURAS DE MERCADO
O mercado é o ponto de encontro entre a oferta e a demanda de um bem. O mercado é também utilizado para analise da formação dos preços de variados bens de troca.
As diferentes formas ou estruturas de mercado são caracterizadas por 3 critérios que são a quantidade de vendedores e compradores atuantes no mercado, se os produtos fabricados são homogêneos ou heterogêneos e se há barreiras ao acesso de novas empresa nesse mercado.
Atualmente são macros divididos em Concorrência Perfeita e Concorrência Imperfeita, sendo a ultima é divida em Monopólio, Concorrência Monopolística, Oligopólio, Monopólio, Oligopsônio e Monopólio Bilateral.
Concorrência Perfeita: caracteriza-se pelo mercado “atomizado”, onde á inúmeros compradores e vendedores que empregam custos e meios de produções similares, a curva da demanda é horizontal que indica uma situação elástica e ocorre o chamado “price-takers”, ou seja, uma única empresa não poder de influenciar o preço de mercado.
Os produtos ofertados nesse tipo de mercados são homogêneos, novas empresas tem a livre entrada no mercado, ou seja, não há barreiras e devido a isso, nesse mercado é inexistente o lucro extraordinário em longo prazo.
Os fatores de produção são abundantes e não há grande necessidade de mão de obra especializada, tornando o preço desse fator constante.
Os agentes agem racionalmente, os consumidores procuram o máximo de satisfação derivada do consumo de um bem e as empresas maximizam o lucro.
A transparência é outra importante característica dessa estrutura, todas as empresas tem acesso as informações de condições do mercado, conhecem os preços, a qualidade, receitas e lucro dos concorrentes sem custo algum.
Monopólio: esse mercado