feudalismo
2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 SISTEMA FEUDAL 5
3 Herança romana e herança germânica 6
5 AS PRINCIPAIS CACTERISTICAS DO FEUDALISMO 7
5.1 AS INVASÕES BÁRBARAS 7
6 Os efeitos do contrato Feudo- vassálico 8
6.1 O fim do contrato feudo- vessálico 8
7 Os Direitos de uso e propriedades no contrato feudo vassálico 9
7.1 AS RELAÇOES FEUDO VASSÁLICAS E A JUSTIÇA 9
8 SOCIEDADE FEUDAL 10
8.1 IMPOSTOS PAGOS PELOS SERVOS 10
9 A IGREJA CATÓLICA 11
10 A ECONOMIA NA IDADE MÉDIA 12
10.1 DIVISÕES DAS TERRAS DOS FEUDOS. 12
11 CRUZADAS 12
12 Conclusão 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
A Europa teve uma enorme parcela de contribuição para a idade média, que se deu no século Vdc e se estendeu até o século XV, marcada desde o enfraquecimento do império Romano até a tomada de Constantinopla pelos turcos. Na alta idade média os Europeus tiveram que ver e conviver com o fim da Europa e ao mesmo tempo se dava a construção de um novo império Romano que gerou uma mistura de novas culturas, culturas germânicas e a igreja que na época a que prevalecia era a igreja católica, as principais características da alta idade média foi o enfraquecimento do império Romano e entrada de tribos germânicas nos territórios Romanos. Os germânicos eram considerados segundo os Romanos povos bárbaros estrangeiros, os quais não se comunicavam por línguas gregas e tinham diferentes culturas das então já conhecidas.
2 SISTEMA FEUDAL
Após a morte de Carlos Magno o império Carolíngio foi dividido entres seus três netos, mais com a má administração por causa das disputas internas e invasões o império veio ter uma forte desagregação, logo surgir um novo sistema conhecido como sistema feudal.
O sistema feudal encontrou época propícia para seu desenvolvimento após a queda do império Romano do ocidente no século V, e as constantes invasões bárbaras que surgiram. A ausência de poder do estado facilitou as relações recíprocas de ajuda entre