administração
Exemplos de Políticas Públicas
A educação e a saúde no Brasil são direitos universais de todos os brasileiros. Assim, para assegurá-los e promovê-los estão instituídas pela própria Constituição Federal as políticas públicas de educação e saúde.
O meio ambiente é também reconhecido como um direito de todos e a ele corresponde a Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei Federal n.º 6.938.
A água é concebida na Carta da República como bem de uso comum. Para proteger este bem e regulamentar seu uso múltiplo foi instituída a Política Nacional de Recursos Hídrico mediante a Lei Federal nº 9.433.
b) Qual a diferença entre administração patrimonial e a administração burocrática? Cite dois exemplos de cada.
A administração patrimonialista é a gênesis o primórdio administrativo. A gestão de bens, interesses e negócios alheios para uma certa atividades é feita de forma centralizada, autoritária, nepotista, fisiologista, corporativista, pouco eficiente, econômica e eficaz e onde se confunde o patrimônio alheio com o do administrador tendendo sempre a inflação da maquina administrativa, escassez de recurso e função alisadora arecadatória , presente no setor publico em monarquias, ditadura, fascismo e impérios. A administração burocrática publica é uma evolução, etapa intermediaria ante a anterior e a gestão gerencial é desconcentrada, descentralizada, busca evitar o fisiologismo, nepotismo e corporativismo, ante concurso para cargos, estabilidade e plano de cargo e carreiras, sendo necessário para a ascensão a outro cargo, novo concurso para cargos, estabilidade para planos de cargo e carreira, é mais eficiente