Administração
FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é Plano: uma breve história do século XXI, Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. Publicado em 2005 nos EUA. 545 páginas.
Ao elaborar a obra “O mundo é plano”, o autor utiliza uma metáfora onde se refere à globalização como o fator de planificação do mundo. Ela é vista como consequência de uma série de fatores que levaram os países a derrubarem suas fronteiras virtuais para o comércio e serviço à distância. O autor analisa como o desenvolvimento da globalização se deu e está atuando nas economias mundiais. Ele alerta os prós e contras deste processo e como ele desencadeia tanto nos países em desenvolvimento quanto nos subdesenvolvidos. A ideia central do livro é que: durante as últimas décadas vários eventos ajudaram para que o processo de globalização atingisse o patamar atual. Onde existem condições suficientes para equiparar nações desenvolvidas e subdesenvolvidas. Ao se criar a Internet, foi possível disponibilizar conteúdo de qualquer lugar para todos os milhões de habitantes de nosso planeta. Além de reduzir as distâncias geográficas que nos separam, esta rede criou condições necessárias para que as pessoas pudessem se comunicar no dia a dia e também nos negócios. Hoje, podem ser realizadas parcerias internacionais por meio de softwares e redes de banda larga. Isto facilitou e fortaleceu o acesso a mercados antes impossíveis de serem atingidos.
Relatório de Leitura
FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é Plano: uma breve história do século XXI, Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. Publicado em 2005 nos EUA. 545 páginas.
Ao elaborar a obra “O mundo é plano”, o autor utiliza uma metáfora onde se refere à globalização como o fator de planificação do mundo. Ela é vista como consequência de uma série de fatores que levaram os países a derrubarem suas fronteiras virtuais para o comércio e serviço à distância. O autor analisa como o desenvolvimento da globalização se deu e está atuando nas economias mundiais. Ele alerta os