Administração
Marco Aurélio Spyer Prates & Betânia Tanure de Barros
Um estudo da natureza humana na administração de negócios. Os autores informam que as organizações, além de serem percebidas como unidades econômicas devem, também, ser encaradas como unidades socioculturais que expressam em suas relações valores, estruturas e processos da cultura e das sociedades nas quais estão inseridas.impactam a gestão a gestão as empresas no Brasil . Inicialmente é desenvolvido um estudo dos traços culturais do brasileiro para, em seguida, serem analisadas suas influências na forma (estilo) de conduzir (administrar) os diversos processos de um negócio: formulação de estratégias, tomada de decisão, liderança, coesão organizacional, inovação e mudança, e motivação.
A Cultura sob a ótica de Marco Aurélio Spyer Prates
Para este pesquisador da Fundação Dom Cabral, o modelo proposto de ação cultural pode ser caracterizado como um sistema composto de 4 (quatro) subsistemas: • o institucional (ou formal) • o pessoal (ou informal) • o dos líderes e; • o dos liderados.
-O institucional está relacionado com os traços culturais. -O pessoal diz respeito ao espaço. -O do líderes e o de liderados correspondem aos grupos dos que detém o poder e aos grupos dos subordinados ao poder, respectivamente. Os traços culturais especiais são: - o paternalismo - a lealdade a pessoas - o formalismo e; - a flexibilidade A combinação destes dois conjuntos – compõe a estrutura do modelo representativo do sistema de ação cultural brasileiro, que apresenta no seu epicentro o traço da impunidade.
O Mito do Homem cordial em Raízes do Brasil
Marcos Aurélio Spyer Prates,leva em conta três aspectos:
-o conceitual - no qual os franceses são