Administração
Maria Elza da Cruz Santos
Taina Jose da Silva
Brasília/DF
2013
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam um novo modo de se comunicar. Surgiu, no decorrer da história, no cenário da Terceira Revolução Industrial e foi gradualmente se desenvolvendo a partir da década de 70 e foi ganhando atenção sobretudo na na década de 1990.
Algumas das maiores características das TICs são a agilidade, a horizontalidade e a possibilidade de manipulação do conteúdo da comunicação e informação mediante a digitalização e comunicação em redes. E está cada vez mais presente em todas as áreas do conhecimento humano, e essa TICs foi desenhando o que hoje se conhece conceitualmente como a Sociedade da Informação e do Conhecimento alicerçada, sobretudo por redes de comunicação telefônica e virtual.
FERRAMENTAS DE TICs
São varias as ferramentas de TICs utilizadas por empresas, governos e organizações para desenvolver atividades das mais variadas.
O desenvolvimento de hardwares e softwares, por exemplo, garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais.
Através internet, é possível criar novos sistemas de comunicação e informação, formando uma verdadeira rede. Criações de e-mail, possibilitando através da troca de mensagens a troca de experiência, o chat onde é possível resolver problemas rapidamente, fóruns onde se tira duvidas , agenda de grupo online, comunidades virtuais, webcam, entre outros, que possibilitam a revolução aos relacionamentos humanos. As ferramentas através da informática simplifica tarefas do dia-a-dia aumentando tempo livre. Produzindo conhecimento e compartilhando-o de maneira simples.
As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar,