Administração
Bacharelado em administração
João Pedro MARÇAL FERREIRA SOUZA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR individual
Juazeiro
2013
João Pedro marçal ferreira souza
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; e Seminário.
Prof. (es) Regina Malassise, Marcelo Viegas, Márcia Bastos, Wilson Sanches e Henry Nonaka.
Juazeiro
2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho traz definições importantes sobre taxa de juros, inflação, taxa de câmbio, medidas descritivas, amostras probalísticas, números índices, deflação de dados, além, de uma discussão sobre o comportamento dos consumidores e as estrategias das empresas para manterem ou conseguirem mais consumidores.
2. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Os juros, a inflação e o câmbio são agentes importantes na economia. Os juros cobrados nas transações são baseados na taxa básica de juros determinada para nortear os contratos desenvolvidos nos mercados. A inflação é um fenômeno decorrente do aumento contínuo e generalizado dos preços, sendo afetada pelos custos, pela demanda ou a inércia inflacionária. Já a taxa de câmbio é o valor de uma moeda em relação à outra moeda, por exemplo, hoje o dólar comercial custa R$ 2,225, ou seja, para que se tenha uma unidade de dólar são necessários 2,225 unidades de real.
O controle da inflação pode ser obtido por meditas de contenção dos juros, aumento dos juros, controle cambial através de taxas cambiais fixas ou taxas cambiais flutuantes, isso dependerá da conjuntura econômica e das análises feitas pelo Banco Central, ministro da economia e os demais órgãos reguladores.
Para exemplificar a atuação destes agente segue