administração
Administração é o conjunto de decisões tomadas a fim de atingir os objetivos da organização com a utilização dos recursos disponíveis de forma eficaz e eficiente, sem uma boa administração, as organizações não teriam condições de se manterem no mercado e de crescerem (Machado, 2013). Conhecer as Principais Teorias da Administração auxilia no entendimento da prática administrativa. Além disso, identificar os acontecimentos históricos e sociais que os antecederam, ajuda a entender o desenvolvimento das técnicas e os métodos utilizados na Administração.
2. Desenvolvimento
2.1 Administração: Habilidades e Contexto (Etapa 1 – passo 1)
Administrar é uma habilidade humana e para que se tenha uma boa administração é necessário ter também as outras habilidades, técnica, humana e conceitual. O administrador deve, além dessas habilidades, reunir e desenvolver algumas competências que são fundamentais: Conhecimento, Habilidade, Julgamento e Atitude. O papel do administrador é essencial na elaboração do planejamento da estratégia e do gerenciamento da organização almejando a eficácia e a eficiência.
Desde a Antiguidade, vários filósofos já falavam de alguns princípios relacionados com a Administração, como: a divisão do trabalho, a ordem e o controle. Porém havia pouca base científica que sustentasse a Administração.
Huberman (2013) relata que a Revolução Industrial foi um processo de transformação dos processos de produção, dos métodos artesanais para os métodos por máquinas. O progresso tecnológico e científico, as descobertas científicas e o desenvolvimento de novas ferramentas, trouxeram uma grande transformação econômica e social. No início do século XX, surgem teóricos que buscam encontrar soluções para esses desafios como F. W. Taylor e Henri Fayol.
2.2 Principais Teorias da Administração (Etapa 2 – passos 1 e 2; Etapa 3 – passo 1)
As teorias da administração foram propostas de acordo com os contextos sociais e