Célula
Organização da célula
Núcleo – separado do citoplasma pela membrana nuclear;
Citoplasma – separado dos líquidos circundantes pela membrana celular;
Protoplasma – diversas substâncias que compõem a célula: Água, Eletrólitos, Proteínas, Lipídios, Carboidratos.
Estrutura física da célula
A célula não é um “saco cheio de água”, enzimas e substâncias químicas; nela contêm estruturas altamente organizadas, chamadas organelas.
- Membranas (celular; nuclear);
- Reticulo Endoplasmático;
- Aparelho de Golgi;
- Mitocôndrias;
- Lisossomos;
- Centríolos.
Estruturas membranosas da célula
Todas as organelas são revestidas por membranas compostas, em grande parte, por lipídios e proteínas.
Os lipídios das membranas formam uma barreira que impede a livre movimentação da água e das substâncias hidrossolúveis (íons, glicose, uréia) de um compartimento celular para outro.
As proteínas atravessam muitas vezes toda a espessura da membrana formando assim vias especializadas para a passagem de substâncias específicas.
A membrana celular - uma barreira mecânica da membrana celular impede a entrada de água
- Bicamada Lipídica – delgada película lipídica, contínua por toda a superfície celular, intercalada por grandes moléculas globulares de proteína. A estrutura básica é formada por moléculas de fosfolipídios. Uma parte de cada molécula de fosfolipídio é solúvel em água: hidrofílica. Outra parte só é solúvel em gordura: hidrofóbica. A porção fosfato do fosfolipídio é hidrofílica, enquanto a porção dos ácidos graxos é hidrofóbica. Possuem uma tendência natural a se alinharem com as porções fosfato, hidrofílicas, recobrindo as duas superfícies em contato com a água circundante. Ela, portanto é uma importante barreira impermeável às substâncias hidrossolúveis usuais (íons, glicose, uréia). As substâncias lipossolúveis (oxigênio, gás carbônico, álcool) atravessam facilmente essa parte da membrana.
As proteínas da membrana celular
- Proteínas