Administração
Sendo que na vida cotidiana, utilizamos constantemente os dados sensoriais e perceptivos relativos ao espaço que nos rodeia, pois a organização espacial depende, ao mesmo tempo, da estrutura do nosso corpo, da natureza do meio em que nos rodeia e de suas características. Onde as primeiras experiências espaciais estão estreitamente associadas ao funcionamento dos diferentes receptores sensoriais, sem que os quais a percepção subjetiva do espaço não poderia existir
Poderemos verificar que se a criança tiver dificuldade em organização espacial, talvez não consiga distinguir corretamente direita da esquerda, podendo confundir também letras e números. Dificultando, portanto o processo de aprendizagem na leitura na escrita e da matemática.
Proposta Didática:
Caçada de animais
Preparação: nos quatro cantos da sala ou quadra, traçam-se os “currais” e num dos lados do mesmo, a “prisão”. Uma criança será o pegador e as demais serão divididas em quatro grupos de igual número, sendo que, cada grupo será nomeado como um tipo de bicho que vive em currais.
Desenvolvimento: dado o sinal, o caçador grita o nome de duas espécies de bichos que deverão trocar de lugar. O caçador deverá persegui-los e todo aquele que for caçado deverá ser recolhido à prisão.
A ponte
Preparação: organizar duas linhas no chão. Sendo uma fixa e outra móvel. Os alunos deverão organizar-se em fila.
Desenvolvimento: dado o sinal, os alunos deverão pular a ponte, sem pisar no centro.
Conforme forem passando a ponte será aumentada.
Observação: vencerá a criança que conseguir