Administração
As demonstrações contábeis são relatórios onde são agrupados e divulgados os fatos. Cada relatório é feito para atender a uma finalidade específica.
São exemplo de demonstrações contábeis:
• Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. O Balanço Patrimonial é constituído pelo: - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. - Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
• A Demonstração do Resultado do Exercício apresenta exclusivamente da à performance da empresa no período (normalmente um ano), pois apresenta saldos acumulados das contas de receitas, custos e despesas (as chamadas “contas resultado”). A DRE é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período.
É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou