Administração
Mayara Cristina Pereira nº 18
Thais Aparecida Machado nº 24
A importância da gestão de custos hoje nas empresas.
O setor de custos é responsável por todo o controle financeiro da empresa, desde a compra de matéria prima e suprimentos até a venda do produto ou serviço.
Com o controle de todos os números e acompanhamento desde a entrada até a saída, é possível gerir melhor, planejar mais e aumentar os lucros. Para isso não podemos apenas acompanhar o custo da produção, os custos com pesquisas e desenvolvimento, marketing, logística e atendimento ao cliente, também são acompanhados de perto, pois sem essas ferramentas auxiliares a produção é incompleta.
Analisando os relatórios e controles financeiros, temos todos os dados necessários para as decisões e planejamento. A partir desses dados podemos aumentar a produção, o numero de clientes e crescendo, aumentamos os lucros. O que faz o setor de controle de custos o mais importante, pois abrange a todos os departamentos, mantendo a empresa saudável e em harmonia.
Atualmente, não são apenas as indústrias fazem a gestão de custos para esse fim, tanto as empresas comerciais quanto as prestadoras de serviços usam essa ferramenta para manter uma boa administração. Não é possível manter uma empresa sem administração, e a administração é mais difícil quando não se sabe o quanto se gasta e o quanto se ganha.
Nas empresas comerciais, conhecidas como intermediarias pois compram e vendem o produto sem modifica-lo, usam o controle de custos para tarifar os tributos governamentais e saber exatamente o lucro a receber, os investimentos, onde é possível a diminuição de gastos, assim como a indústria.
As prestadoras de serviço tais como manutenção preventica ou corretiva, transportadora de pessoas ou produtos, entretenimento e segurança calculam seus custos com base no material utilizado, quando o usa, ou no custos das pessoas