Os equinodermos
FOTOSSÍNTESE
Michelle, Caroline, Emmanuel e Gabriel Annibal
2ºII
INTRODUÇÃO
A maioria das pessoas conhecem o processo de fotossíntese realizado pelas plantas, algas e certas espécies de bactérias como sendo o processo pelo qual eles produzem seus alimentos (seres autotróficos). Entretanto, não entendem realmente como ocorre esse tipo de reação e como ela resulta na nutrição vegetal. É preciso entender esse fenômeno da fotossíntese quimicamente.
Como veremos agora.
O termo “fotossíntese” significa “síntese que usa luz” literalmente. Organismos fotossintéticos usam energia solar para sintetizar combinações orgânicas que não podem ser formadas sem a contribuição de energia. A energia armazenada nestas moléculas pode ser usada depois como fonte de energia a processos celulares na planta e pode servir como recurso de energia para todas as formas de vida. A fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver.
Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários.
A fotossíntese pode ser representada pela seguinte equação: luz 6H2O + 6CO2 -> 6O2 + C6H12O6 clorofila A água e o CO2 são pouco energéticos, enquanto que os carboidratos formados são altamente energéticos. Portanto a fotossíntese transforma energia da radiação solar em energia química.
Através da fotossíntese as plantas produzem oxigênio e carboidratos a partir do gás carbônico. Na respiração ela consome oxigênio e libera