administração
POLO CORGUINHO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 2ª SÉRIE
Abdiana India do Brasil Guimaraes Ra427854
Alline Fermino Faria Carvalho Ra442155
Nilva Pereira de Carvalho Barbosa Ra 435188
Altidone Ferreira Prieto Ra 431937
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
ETAPA 1
Tutora à Distância: Mônica Satolani
Tutora Presencial: Janaina Cação
CORGUINHO – MS
2013
INTRODUÇÃO
A administração é uma habilidade humana, sem dúvida. Porém, uma habilidade adquirida após séculos de evolução, pela imperiosa necessidade de organização. A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 A.C, na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surge à arte e o exercício de administrar. O difícil é precisar até que pontos os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do inicio da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar. A moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial: crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação; necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A revolução industrial introduz um novo modo de produzir que inclui, dentre outras características, o trabalho coletivo, a perda do controle do processo de produção pelos trabalhadores e a compra e venda da força de trabalho. Neste contexto, no final do século XIX e início do século XX apareceram os primeiros trabalhos tratando da administração com o objetivo de racionalização.
As teorias da administração começaram no início do século XX, para suprir as necessidades das grandes empresas que surgiam na época. O