administração
Administrar é conduzir uma organização de maneira inteligente, eficiente, eficaz e efetiva, no caminho de se atingir os objetivos, por meio do planejamento da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.
O Mundo é uma sociedade com muitas instituições e composto por organizações. As ações relacionadas à geração de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são arquitetas, coordenadas, conduzidas, executadas e controladas pelas organizações. A composição de qualquer organização é a relação que acontece entre pessoas e por recursos não-humanos (como recursos tangíveis e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.). A existência dos seres humanos depende quase que exclusivamente das organizações e essas dependem da atividade e do trabalho daquelas.
No corpo social moderno, as pessoas nascem, desenvolvem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro de organizações. As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de dimensões diferentes, de atributos diferentes, de modelos estruturais diferentes, de missões e objetivos diferentes. Existem organizações que visão o lucro (chamadas empresas) e organizações não-lucrativas (como Exército, Igreja, serviços públicos, entidades filantrópicas, organizações não-governamentais- ONGs - etc.). A Teoria das Organizações (TO) é a ciência humana que se ocupa do estudo das organizações em geral. Por seu tamanho e pela diversidade de suas operações, as organizações, ao alcançarem certo porte, precisam ser administradas e a sua administração requer toda uma organização de pessoas divididas em diversos níveis hierárquicos que se ocupam de cargos diferentes.
Sendo assim, administração pode ser conceituada como a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata de arquitetar, organização (estruturação), da direção e do controle de