administração
Já faz um tempo que estava querendo fazer uma série de posts sobre a Administração. Falar um pouco sobre o que é a área e suas inúmeras ramificações (Marketing, Recursos Humanos, Produção, Materiais,…).
E como estamos começando mais um ano, nada melhor que começar com o pé-direito. Não acha?
Por isso, a pedidos daqueles que vão ingressar na faculdade e não sabem ainda qual o curso escolher, e para aqueles interessados na área, montei a série: “Conhecendo a Administração”. A cada quinze dias postarei um texto falando de uma das subáreas da Administração.
Hoje o tema é: Administração Geral. Aproveitem!
ADMINISTRAÇÃO GERAL
São vários os conceitos sobre Administração que existem espalhados nos diversos livros da área. Apesar de ser subjulgada por muitas pessoas que não conhecem a fundo a área, ela é essencial para as empresas do mundo inteiro. Levando em conta que toda empresa necessita de um Administrador para gerenciá-la, já é possível ter uma noção do número de oportunidades da área. Isso tudo, sem contar nos profissionais especializados em marketing, finanças e produção, por exemplo, que as empresas possuem (o que é mais comum em médias e grandes empresas).
No entanto, existe uma definição bem interessante e conhecida por qualquer profissional da área:
“Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais.”
Ou seja, a Administração vai muito além de apenar “cuidar de uma empresa”, como muitos imaginam, mas compreende a capacidade de conseguir utilizar os recursos existentes (sejam eles: recursos humanos, materiais, financeiros,…) para atingir os objetivos da empresa.
O QUE UM ADMINISTRADOR FAZ?
Muitas pessoas não sabem o que um administrador faz. E muitas outras ainda pensam que qualquer pessoa pode substituí-lo. Engano deles! De forma resumida, as funções de um