Roteiros
Apresentação dos componentes
Temas que vão ser apresentados (sombra e penumbra- Pag. 283. E câmara escura de orifício – Pag. 285 )
Explicação sobre sombra (o que é) (com Caroline Barbosa)
É uma região escura formada pela ausência parcial da luz, proporcionada pela existência de um obstáculo.
EX.: Ao colocar-se uma placa opaca (C) entre uma fonte de luz F, sendo a fonte de luz pontual ou extensa, e um anteparo (P) (parede ou mesmo uma tela branca), o anteparo irá possibilitar a formação de sombra e/ou penumbra. Portanto, podemos definir sombra como sendo a região do espaço que não recebe luz diretamente da fonte extensa ou pontual. Já a penumbra é a região que recebe apenas parte da luz direta da fonte. Fonte de luz puntiforme. Aqui está representando somente a sombra. Pelo o que vocês observam.
Explicação sobre penumbra (o que é)
É a região do espaço que recebe apenas parte da luz direta da fonte, encontrada apenas quando um corpo opaco é posto sob influencia de uma fonte extensa.
Temos aqui apenas o esquema da formação de sombra e penumbra, mas aqui está opaco de uma fonte extensa. Na figura o lugar da fonte extensa F esteja o sol , e o lugar de C a lua e em P seja colocada a terra.
Sendo assim teríamos o eclipse parcial e total do sol. Temos então a Fonte de luz extensa.
Aqui nesta figura, temos os dois exemplos. Penumbra e sombra.
Câmara escura de orifício ( Com Luiz Felipe )
Esse dispositivo nada mais é que uma caixa de paredes opacas, sendo uma delas dotada de um orifício 0, diante do qual é colocado um corpo.
Os raios emanados desse corpo, após atravessarem 0, incidem na parede do fundo da caixa, lá projetando uma figura semelhante ao corpo considerado, em forma e em colorido. Tal figura, no entanto, apresenta-se invertida em relação ao corpo.
(figura)
Pode-se dizer que a câmara escura de orifício constitui um ancestral da câmara fotográfica, sendo ainda um dispositivo que comprova o Principio da propagação