Administração
Administração é uma palavra que exprime uma idéia antiga: tomar decisões que promovam o uso adequado de recursos, para realizar objetivos. A administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processo principais interligados: planejamento, organização, liderança (e outros processos de gestão de pessoas), execução e controle. Vide figura abaixo:
Figura 1 – Principais funções do processo de gestão
Os processos administrativos são também chamados funções administrativas ou funções gerenciais. Entender a administração como processo que se compõe de outros processos ou funções é a essência do chamado enfoque funcional, ou abordagem funcional da administração, criado pelo engenheiro francês Henri Fayol.
Pode-se organizar as funções para a disciplina Estágio Supervisionado da seguinte maneira:
A proposta de intervenção que será confeccionada pelo aluno como atividade obrigatória da disciplina compreenderá as etapas de Análise e Planejamento. As demais serão realizadas quando da efetiva implantação do modelo de intervenção no ambiente organizacional.
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Processo de resolução de problemas
Cinco fases do processo de tomada de decisão
Para ajudar ao gerente em sua tomada de decisão diversos recursos foram desenvolvidos. Alguns são apenas diretrizes genéricas, que se aplicam a qualquer situação. Outros são técnicas dirigidas a problemas específicos. Por exemplo, para a administração da qualidade.
Estes recursos não fornecem soluções automáticas para os problemas que os gerentes enfrentam. O processo de tomar decisões sempre será uma atividade humana passível de erros. O papel das técnicas é estruturar o processo decisório, ajudando os gerentes a eliminar a improvisação e aumentar o grau